aquário

segunda-feira, 11 de março de 2024

Poesia de Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade

NÓS NÃO SOMOS ROSTOS SOMOS VIDAS Há sempre alguém que tem outra voz vivemos a contradição de querer e não querer dar a cara. Primeiro, porque devemos ser os principais adversários. Do estigma que criamos ... Não adianta por máscaras! Porque só serve para alimentar a nossa fragilidade, perante as exigências da sociedade. Existe um auto -abandono das nossas vidas... Se é problemático educar uma criança, mais problemático será educar uma sociedade inteira. Nós não somos rostos, somos vidas TEMPO Veio o tempo do adeus Em que eu fiquei só Ai que dó É o que mais temo O que mais temo Quando contemplo as trevas e oro a deus Num momento tinha tudo Num segundo fiquei sem nada Nem que esse tudo fosse somente liberdade Dom esse que na verdade Não provem de bens materiais Mas que advêm de homens racionais INFLUÊNCIAS VIVIDAS Os dias nem todos são iguais Nas suas diferenças Há mudanças Que influência cada ser Quero ser Quero viver Quero aprender Quero crescer Neste ciclo que é a vida Os momentos passam E Tudo parece o mesmo Tenho que sentir Eu gosto de guardar E vou deixar lembranças Naqueles que se lembram de mim E não me vou esquecer Vou lembrar-me De tudo e de todos E daquilo que não vivi SEDUÇÃO Teu rosto belo Um corpo esbelto Esculpido pela natureza És uma destreza Passamos momentos inesquecíveis Que já mais poderei esquecer As magias imagináveis De momentos de aquecer Nossos corações, com sensações e emoções Que se repetem a cada orgasmo Que acabamos de ter SENSUAL Para mim um contorno de palavras citadas Com um sentido único que é o de viver A curiosidade de ver as descaradas Das musas divinas que não se querem perder E num sentido único os seus pensamentos Passam pela sexualidade De se entregarem a próximos Na verdade São ninfomaníacas e ninfomaníacos Que se perdem num enigma Tudo se interliga a arte a musica a vida e o sexo Que cada um acaba como a lembrança E a vontade de preencher um eixo Numa rota que é rotativa E que o fim é o principio de uma nova etapa De querer renascer Crescer como se estivesse a pintar uma tela Com corpos nus Sem me esquecer de cada pormenor Das linhas que sobressaem da luz POESIA MEU MUNDO DE FANTASIA No meu mundo de poesia Eu posso me rir Porque o mundo de verdade Está prestes a cair Vejo tanta maldade Que causa compaixão No meu mundo de fantasia Tem muita cor, animo e paixão As palavras são lançadas com alegria Lá não há tristeza Mas tem um lago de lágrimas Onde estão inscritos os nossos nomes Porque na realidade todos nós sofremos com as verdades E quando ela nos toca dói, dói E assim foi o que foi VIAGEM Estou numa viagem, a paragem é uma incógnita, nesta viagem encaro novas caras, personalidades distintas e merecedoras de respeito. Deixei para traz aqueles que mais amo, vivo num mundo paralelo ao exterior e sonho com o mundo exterior, onde há de tudo, no meu mundo estou condicionado, nesta viagem não há volta nem retorno… Quero viajar até ao infinito e encarar o meu destino que faz-me parte e que eu construo. Sou um viajante que perdura numa luta constante e no conflito que é a vida, quero crescer, aprender e ser um ser como todos outros… A viagem parece não ter fim. A cada dia que passa dou mais um passo e recordo aqueles que fiz sofrer, recordo aqueles que dei alegrias. Nesta viagem há lugar para todas as pessoas, porque nela todos caminhamos numa só direção Não quero voltar a errar e cometer os mesmos erro , nesta a viagem há muitos caminhos atalhos e desvios, quero encontrar meus familiares muitos deles já desaparecidos. Nesta viagem de baixas e altos, ela tem muita cor e animo e dela eu faço parte, é uma viagem pelo tempo e real onde existe o bem e o mal, a verdade e a mentira, o sol e a terra, existe vida. Porque enquanto estiver vivo irei viajar e todo percurso sérvio como experiência e uma PENSAMENTOS SOLTOS No quotidiano da vida Procurando um porto de abrigo Seguro sem perigo Construo a rima Estou condicionado Num espaço confinado Onde me posso expressar Sem que me façam parar Liberdade de expressão Lutarei contra toda exclusão Seja como queiras Estou cansado de ver asneiras A poesia são palavras Sentidas pelas pessoas Delas compõe-se música De embalar e dançar Na lírica construtiva Não á que recear Mas sim rimar E amar todo que nos ama A VERDADE Todos nós temos consciência O discernimento daquilo Que é verdadeiro ou falso Porque da nossa essência Provem a luz de Cristo Que é o discernimento daquilo Que é correto ou errado Caminhamos por o caminho da lógica Se verdadeiro, se falso Se correto , se errado O que é certo para uns é errado para outros e vice - versa A verdade está nos olhos de quem a vê De quem a sente e de quem a vive Deixemos - nos de fantasia E escreveremos palavras de poesia APAIXONADO PELA VIDA Mais um despertar para um novo dia! O sol põe-se e a rotina do quotidiano começa, com problemas e dificuldades que temos que ultrapassar, da melhor forma possível. Um dia de cada vez, ... uma manhã... uma tarde e uma noite estão para nascer. Desperto com som dos passarinhos e com a música de meus vizinhos! Decido colocar uma música... para mim a música é vida e inspira-me para encarar mais um dia. Como sendo sagrado e divino. Passou-se a tarde feita de palavras e sorrisos, gestos aos amigos, uma manhã e uma tarde de sacrifícios de muito suor e pensamentos repetitivos. Como outros que nos assolam os sentidos, porque julgamos ser nossos inimigos, nossos irmãos pecadores e imperfeitos, como eu e tu e nós somos, de certa forma todos temos algo em comum, que nos transcende e na sagacidade procuramos a destreza e a ética da beldade de cada ser, no seu intimo onde há algo de valor e útil, que se pode dar um louvor, porque nesta luta do dia a dia acabamos interligados uns aos outros por isto ou aquilo… PRIMAVERA O sol estridente dá vida A natureza dele floresce As folhas e os frutos da época A fragilidade e a sensibilidade Da época primavera Dia mundial, da poesia Onde escrevo minha fantasia RIMAR Se pode-se crer Iria acreditar Que poderia voar Até mesmo ser Aquilo que fui O meu sonho Vai e flui Dele eu desperto Para vida Que me inspira Querer ser Aquele que Acaba por crer Que a rima Faz parte Da minha outra metade Da minha vida SER AMADO No meu mundo tudo é perdoado Algum tem tempo que reflectia Neste parâmetro de energia Onde tudo flor E tornou a florir E me fez sorrir E sentir que há amor Para dar e receber Não me vou deixar perder Sem te dizer O que vai acontecer Eu vou amar até morrer DECLARAÇÃO DE AMOR Estou disposto a largar tudo por ti Vem ao encontro de mim Juntos podemos ser felizes Quero ser teu e fazer parte do teu ego E de uma maneira generosa eu amo-te do meu jeito E contudo respeito As tuas escolhas Que são também as minhas Estou farto deste tédio E desta monotonia Por isso decidi quebrar a rotina Com palavras de amor Dizer-te que estou enamorado E dizer-te que o amor por mais abstrato Que seja ama e vive Nele há tanta coisa boa E as memorias vividas Que formam as nossas personalidades E juntos ultrapassam - se barreiras e obstáculos Numa cumplicidade De um e outro dependermos Da necessidade de estarmos juntos para viver Quero estar sempre ao teu lado E ser amado correspondido e respeitado É BOM SONHAR ACORDADO Andei por caminhos do alheio, na minha passagem pelo mundo vi muitas desgraças e muita exclusão social e um real estigma em relação a sexualidade e ao próximo. Há muitos tabus em relação ao sexo por isso decidi escrever um texto onde abordo alguns temas de sexualidade e outros, onde escrevo sobre uma relação entre mim e ti entre um e outra, uns e outros onde existe um palpitar de sensações escaldantes, torno-me animal racional e irracional começo por percorrer um labirinto que é a descoberta dos teus pontos mais sensíveis e quero tocar no teu intimo mais profundo sem te magoar. Na minha relação com as palavras escrevo líricas em verso, são palavras usadas e lançadas como setas. No fundo do meu eu, que é unicamente o reflexo da nossa existência, eu penetro no teu eu como se de um sonho se trata-se e no balanço do dilema da vida, eu abraço e toco de certa forma no intimo mais infinito do céu e da terra do mar e dos astros e passo a entrar num ciclo vicioso do qual eu e tu e os outros dependemos para viver. O meu e o teu corpo a minha e a tua mente perdidas em pensamentos perversos. Emoções, razões, expressões, expressas pelos nossos gestos e pelas nossas acções. Espero que a minha mensagem não perca a originalidade onde se fazem juízos negativos e positivos, onde forças são exercidas em comunhão e acabando por encarar esta escrita como um estímulo para o ser humano reflectir que o sexo ou o amor, um sem outro não vivem e dependemos dessas necessidades. O meu ser sente um vazio imenso quando não partilha com o seu par as suas necessidades físicas, psicológicas. No entanto busco no meu e teu ser, um eu único, que nos faça crescer como adultos, que nós julgamos ser. E na nossa imaturidade partimos em busca de algo em concreto, o prazer de sentir um orgasmo físico e mental onde atingimos um êxtase final. Que se repete a cada vez que copulamos. As tuas e as minhas pernas, o teu e o meu peito, nós dois e os outros, a atração e a influência que cada ser faz sobre si mesmo e sobre o próximo, porque estamos interligados e estamos em sintonia, divididos em subgrupos, que em suma fazemos parte da sociedade… Eu sou um amador que a todo momento estou aprender como lidar com os outros seres humanos , uns admiro outros passam despercebidos... SATISFAÇÃO Acredito seriamente no futuro, ele será melhor, estou confiante e deposito a minha fé nesse sentido e no meu abrigo não omito, ponho claro a escrita com o diálogo com um pensamento que não me é incutido, mas sim aquele que vivo no meu no seu todo com o universo manifesto palavras de esperança de sentimentos de gestos e vivências que demarcam os tempos. Anseio esse futuro prometedor onde reina a dignidade a fraternidade a igualdade e irmandade onde existe disciplina e toda forma de raciocínio é positiva acabando no geral por vivermos todos em alegria, o que para uns é tudo para outros não é nada e vice versa, isto não é só conversa será que alguém está apto a receber uma sentença Ser pessimista não leva ninguém a lado nenhum quero ser optimista e acreditar que tudo pode ser melhor parte de mim de ti de todos criar um futuro melhor para nós e nossos filhos, que são eles que vão desfrutar daquilo que nós criamos. Eu reflicto, eu ando, como deduzo e concluo, as minhas certezas que são aptas a resposta de quem as entende como sua necessidade, para uns podem não fazer sentido, no entanto o que eu quero, é que algo fique dito e que possa tocar em alguém e lhe dê uma palavra de esperança, porque eu acredito num futuro melhor desde que nós façamos mudanças e numa união de pensamentos podemos formar uma ideia ou ideais que nos conduzam a uma certeza e ao objectivo de sermos mais unidos como família humana que somos. O que desperta a atenção são os comportamentos das pessoas e a individualidade década ser, pergunto eu porquê que uns agem de uma forma e outros de outra aos mesmos estímulos nossas personalidades são distintas numa incógnita que é formação do carácter de cada um e nos seus comportamentos humanos, que são fruto das nossas lembranças e memorias que no todo formam o eu que tem as suas necessidades fisiológicas, segurança, estabilidade, motivação, auto estima, necessidades sexuais, familiares, sociais, físicas e mentais. O que é útil para uns é inútil para outros porque nem todos temos a mesma vontade se nossos desejos não são todos iguais mas todo ser deveria sentir-se repleto com aquilo que tem e as suas vontades só por si já estão concebido consoante aquilo que é aceitável aos olhos das pessoas. EXISTÊNCIA Sou aquele que existe Logo previste O que ia acontecer É a experiencia de viver COMPAIXÃO O desejo de ter e não perder O desejo de viver sem sofrer O desejo de correr sem me perder O desejo ferver sem arrefecer A vontade de amar e ser amado A vontade de ser encorajado A vontade de não ser revoltado A vontade de não ser rejeitado Vejo um lago de lágrimas E nelas está inscrito o meu nome E o teu nome também Porque o mundo de verdade está prestes a cair Nele não consigo sorrir É um mundo em convulsão Espero ter compaixão E encontrar um solução Ou quem sabe a minha salvação ÃMO-TE DEMAIS Desde o primeiro dia que olhei nos teus olhos Logo vi que te amava A tua sensibilidade e o teu corpo a tua alma falava Como se pertencêssemos aos mesmos mundos Li nos teus olhos e na tuas expressões corporais Que tínhamos sido feito um para o outro O problema era nossos pais Ultrapassamos barreiras e todo obstáculo E amamo-nos sem que nada nos atrapalha-se nossos ideais Os nossos corpos rebolaram num labirinto bem quente Em troca de carícias e de preliminares Que fez da gente crente Que o nosso amor perdura enquanto tu permitires que ele dure Explorei o teu coração e nele escrevi o meu nome Dele não quero sair, quero fazer morada nele Amo-te quero-te e desejo - te Como nunca desejei ninguém E digo amem ESCREVER PORQUÊ Escrever é como traçar contornos de fragmentos fugaz é uma arte que não tem limite e que vicia todo aquele que entra neste círculo. Sinto a necessidade de me expressar para o mundo dar um grito para todos despertarem do sono profundo... Escrever é como uma ancora para a vida... Deste modo ou daquele modo, Conforme calha ou não calha, Posso ás vezes dizer o que penso vou escrevendo versos sem querer Ainda assim sou alguém E a noite esfria com mais uma rima É a escrita lírica infinita tudo que tenho foi esquecido Resta-me relembrar e fazer parecido Mas cada um compre o destino Mesmo que seja obscuro Falso ele acaba por ser seguro SALVADOR Vivemos numa sociedade consumista, onde há uma enorme competição. E cada cidadão acaba afogado na sua própria prisão. Será que existe liberdade de expressão? Vivemos dependentes disto e daquilo… E interligados uns aos outros… Quero ser livre! E o que é ser livre? Para mim LIBERDADE é respeitar a liberdade do próximo… Para poder ser respeitado... DUETO VOA VOA Estreante olhar poente… adiante Inconsciente, êxtase de sensação Ventre umbilical em explosão É parida a canção…o instante. Obediência sem medida, breve nada Odisseia soturna veia, voa, n’ urgência Eufórica polifónico estridente, consequência Sem aritmética, oh da pele impregnada Voa, voa no prenúncio das eras Desejos mil na roda do vento que corre Voa, voa do gerúndio que morre Voa, voa oh do sobejo das esperas Um dia vamos voar para um lugar Onde ninguém nos vai encontrar É melancólico Saber que não vou poder regressar Ali poderei usar as palavras como setas Lançando um vindouro sonho E ultrapassando todas as metas E no despertar vem o tempo do adeus Em que vejo que não estou só eu E no momento que nos contemplarmos com as trevas Oramos a Deus Que está mesmo aqui presente Sobre o luar da lua Ele eternamente ama a toda gente Luzia e Emanuel LEMBRANÇAS As nossas lembranças e memórias É o que forma a nossa personalidade Nós somos meros atores e espetadores Da nossa própria vida Andamos todos a representar Isto ou aquilo, que gostamos ser Eu, tu, ele, ela, nos, voz Todos juntos somos um só Unidos por um cordão Que é o todo o universo E que permite na unidade Ser uno AS PALAVRAS As palavras são fonte de inspiração Que nos dão noção E dão sentido aos sentimentos Porem as palavras fazem Sentirmo-nos vivos TENHOQUE SOBREVIVER Não sou eu o mais correto Nem mesmo o mais perfeito Deparo-me com um mundo imperfeito Nesta vida quotidiana que mais parece uma catástrofe urbana Onde tudo cresce e desaparece Os problemas e as dificuldades reparto em metades E as fraudes do governo reparto em partes Nas cidades vive-se num circulo vicioso Na hora de ponta tudo se repete É o stress Os movimentos humanos invadem os núcleos urbanos E nossos hermanos Procuram os produtos que satisfação as suas necessidades humanas Em cada esquina espreita um inimigo imundo apto a mandar-te abaixo num segundo existe aqueles que vivem E aqueles que sobrevivem A desunião gera guerras entre uma e outra nação o desespero é a razão O desemprego aumenta e fome já não alimenta Por isso é que muitos se dedicam ao crime e a delinquência acabando fechados entre grades e muros APAIXONADO Sou aquilo que julgas eu ser Aparentemente todos me julgam Não por eu ser, mas por parecer com isto ou aquilo Ou ter um determinado eu que é só meu Que pode ser teu E num trocar de olhares Nós nos apaixonarmos E deixarmos fluir o sentimento expresso No reflexo deparo-me contigo E faço parte do teu ser, que é o meu ser E num constante afecto Quero ser o teu amante Numa troca de palavras e de olhares Sai palavras de encantar e de nos fazer balançar Quero fazer parte de ti e tu de mim Quero ser teu e o teu eu ser meu Bastou olhar nos teus olhos e logo me apaixonei As tuas palavras fazem parte do meu vocabulário É como se fossemos feitos um para outro Tudo está em sintonia E numa perfeita harmonia amorosa Realmente decido te tocar Começo por acariciar E numa troca de química Acabamos por nos amar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo ao meu blog. Recebo a todos no fundo do meu coração, com muita estima e consideração!